terça-feira, 13 de outubro de 2009

Presidentes de operadoras discutem banda larga

Ministro Hélio Costa esteve reunido com líderes das cinco maiores empresas do País e pede propostas para plano nacional.
Presidentes das cinco maiores operadoras de telefonia do País estiveram reunidos com o ministro das Comunicações, Hélio Costa. Na ocasião, o governo federal pediu às empresas que apresentem, em até 30 dias, proposta de participação do Plano Nacional de Banda Larga.
Estiveram presentes Antonio Carlos Valente, da Telefônica; Luiz Eduardo Falco, da Oi; José Formoso, da Embratel; João Cox, da Claro e Luca Luciani, da TIM. O ministro cobrou ainda a cooperação das telefonia que operam no País os serviços de telefonia fixa e móvel para ampliar o serviço de acesso à internet nas cidades brasileiras.
Por decisão do presidente Lula, diversos ministérios e órgãos governamentais estão trabalhando na elaboração de um projeto. Segundo Hélio Costa, a participação da iniciativa privada é decisiva para ampliar a infraestrutura de telecomunicações no Brasil.
O ministério avalia que serão necessários investimentos superiores a 10 bilhões de reais para a implementação do Plano Nacional de Banda Larga. Ele esteve reunido com o presidente Lula no final da manhã de quinta para tratar do assunto.
As empresas aceitaram trocar algumas das obrigações do Plano Geral de Metas de Universalização (PGMU) pela garantia da conexão de banda larga à internet em 50 mil escolas públicas até o final de 2010. Hoje são 30 mil escolas públicas conectadas na área urbana.

Nenhum comentário: