domingo, 12 de agosto de 2007

Acidente Aéreo - O Vôo TAM 3054

O vôo TAM 3054 foi uma linha aérea de passageiros que ligava as cidades brasileiras de Porto Alegre (Aeroporto Salgado Filho) e São Paulo (Aeroporto de Congonhas). Tornou-se conhecido pelo vôo do dia 17 de julho de 2007, operado pela aeronave Airbus A320 da companhia brasileira TAM Linhas Aéreas, que chocou-se contra um prédio da empresa TAM Express situado nas proximidades da cabeceira da pista do Aeroporto de Congonhas, do lado oposto da avenida Washington Luís.
No avião acidentado estavam a bordo 187 pessoas: 181 passageiros, 19 dos quais eram funcionários da TAM, e seis membros da tripulação. Todas as pessoas a bordo da aeronave morreram na colisão, e, incluindo as pessoas que não estavam a bordo, o número total de vítimas fatais do acidente foi 199.
Suas causas ainda estão sendo investigadas.
O acidente trouxe grandes consequências para a aviação do Brasil, agravando ainda mais a crise no setor aéreo do país. Medidas tomadas pelo governo federal fizeram com que o Aeroporto de Congonhas deixasse de ser o mais movimentado do país e passasse a operar somente como terminal direto de vôos, deixando de realizar a distribuição destes.
O último vôo TAM 3054 foi o pior acidente aéreo da história da América Latina e o pior acidente envolvendo um Airbus A320 em todo o mundo.

Nenhum comentário: